Resenhas

A minha opinião sobre os mais variados produtos, de beleza a decoração.

Leia mais

Como Me Visto

O meu estilo pessoal e como me gosto de vestir.

Leia mais

Receitas

Receitas simples e fáceis, que dão certo!

Leia mais

13 de outubro de 2014

Sou gorda e pratico exercício físico.

Sigam-me no Instagram em @itsmepatriciasalome.
Não foi há muito tempo que comecei a praticar exercício físico. Durante anos a única atividade física que praticava era nas enfadonhas (veem como eu as adorava?!) aulas de Educação Física, onde o meu jeito e coordenação motora eram nulos em qualquer desporto.

A meio de Julho deste ano tudo mudou. Sentia-me sempre cansada, sem força e a ficar desapontada com o meu corpo. Foi aí que decidi começar aos poucos a praticar exercício, nem que fossem 20 minutos por dia. Após 15 dias já notava diferenças e ficava cada vez mais motivada para continuar.

Em Setembro notei imenso que o meu corpo já estava ligeiramente mais definido e que já tinha muito mais força, resistência e não me cansava com facilidade. Não perdi muito peso (talvez uns 2 ou 3 quilos) mas ganhei músculo e perdi barriga, o que me deixa muito feliz. As pernas grossas e o rabiosque grande ainda cá continuam, mas não me importo porque até gosto. Não desisto porque o meu objetivo não é ficar capa de revista. É ser saudável. Melhor: é ser saudável gostando sempre do que vejo quando me olho ao espelho.

Agora que pratico exercício noto o preconceito de algumas pessoas. Muitas riem-se e olham de lado, como se fosse impossível que eu sendo gorda goste de praticar exercício. Não preciso de ir a um ginásio todos os dias nem de correr maratonas para ser ativa. Comprei um par de pesos e um tapete de fitness e faço no conforto de minha casa. Não estou a dizer que ir ao ginásio é errado - aliás, é muito bom! Têm profissionais que vos acompanham e vos dizem quais são os exercícios certos para vós. Eu é que não sou uma pessoa que goste de ginásios.

Não é por ser gorda que passo o dia em casa a encher a cara de chocolates, hambúrgueres e todas essas comidas extremamente calóricas. Não é por ter 3 ou 4 quilos acima do peso ideal que vou ficar cheia de problemas de saúde e doenças graves. Aliás, se eu tenho preocupação em fazer atividades físicas e em ter uma alimentação saudável acho que ajudo a combater essa tendência. "Ai mas aquele médico no programa da Júlia disse..." pois, mas não me interessa. Acho que ninguém tem o direito de julgar o corpo de outra pessoa, seja ela de que tamanho for. Se eu quiser a opinião de alguém sobre a quantidade de gordura que possuo, eu pergunto.
Custou-me muito trabalho ter o nível de auto-confiança e auto-estima que tenho agora. O exercício físico só veio melhorar a minha vida e ajudar-me a ser uma melhor pessoa. Por isso a opinião dos outros interessa-me zero. Mas isto já é conversa para outro post...

O que quero transmitir com este texto é que devem fazer exercício para serem saudáveis, por vocês e porque querem e não para agradarem alguém ou ficarem super modelos. Não deem importância a críticas ou a pessoas que vos tentam menosprezar. Lembrem-se que 5 minutos de atividade física valem mais que esses mesmos 5 minutos sentadas num sofá (que é o que as pessoas que vos criticam ou riem provavelmente fazem)!

3 comentários:

  1. É isso mesmo: fazer exercício é algo que devemos fazer por nós e não com o principal objectivo de ficar com um corpo X ou Y mas sim para termos um estilo de vida mais saudável, para termos mais resistência, aumentar a nossa imunidade, etc! Excelente o teu relato! Muitos parabéns!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto, fazer exercício não é só para magros. És linda :)

    ResponderEliminar