Resenhas

A minha opinião sobre os mais variados produtos, de beleza a decoração.

Leia mais

Como Me Visto

O meu estilo pessoal e como me gosto de vestir.

Leia mais

Receitas

Receitas simples e fáceis, que dão certo!

Leia mais

22 de fevereiro de 2016

A Praga dos Sorteios nos Blogs || Opinião Pessoal

Opinião pessoal: Sorteios nos Blogs
Fonte: Pixabay
Hoje em dia ter um blog é algo bastante comum: a nossa melhor amiga tem, a nossa vizinha tem, a menina popular lá da escola tem, e por aí vai. Isso é mau? Depende.

Ter um blog que nos incentiva à escrita com bom português e à pesquisa de conteúdos do nosso interesse merece todo o apoio e consideração. Mesmo que o blog só tenha cinco ou dez leitores assíduos, já vale a pena o esforço e acaba por se tornar um hobby bastante saudável.

Sabem quando se torna mau? Quando um blog é feito única e exclusivamente de sorteios sem pés nem cabeça. Ora uma semana é o sorteio de Páscoa, outra semana é o sorteio pós-Páscoa, na seguinte é o sorteio pós-pós-Páscoa, e assim sucessivamente. O número de seguidores vai crescendo, os likes no Facebook vão aumentando... E o conteúdo, onde está? E não estou a falar de blogs com dez ou onze meses...estou a falar de blogs com quatro e cinco anos, que se vão sustendo assim.

Para piorar, quando chegam os eventos onde são feitos convites com base no número de seguidores, vemos bloggers originais e criativas postas de parte porque não têm tanto alcance como as bloggers dos sorteios. Isto faz algum sentido? Na minha modesta opinião, não.

Com isto não digo que sou contra os sorteios nos blogs porque acho que estes são uma ótima forma de divulgar o blog (eu mesma os faço, de vez em quando). Sou é contra o uso excessivo de sorteios como forma de angariar seguidores tipo manada.
Já vi blogs com trinta mil likes no Facebook em que a maioria das publicações que não dizem respeito a sorteios nessa rede social não chegam aos dois likes. A culpa é do sistema do senhor Zuckerberg? Não me parece.

Quando criei o meu blog, há quatro anos atrás, também era uma tonta que achava que ter um número de seguidores muito elevado é que tornava o meu blog especial, então fazia sorteios como uma louca. Sabem quantos leitores assíduos tinha? Praticamente nenhuns. Ao fim de um ano e pouco apercebi-me que não era isso que queria.
Hoje, prefiro ter dez visitas diárias que se interessam realmente por aquilo que escrevo que cem visitas que só aparecem no blog quando há passatempos.

Vale a pena lembrar que esta publicação não é uma crítica a ninguém em particular e se alguém se sentiu ofendido com esta minha opinião, peço desculpa desde já.

4 comentários:

  1. Adorei confesso que tenho o meu blog a 3 anos e tal e ate agora só fiz 3 sorteios nele . mas estou de acordo contigo acho que não e só sorteios que se deve fazer mas sim trazer uns bons post assim cativam o leitor a gostar de nos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário <3
    o meu blog também tem quase 4 aninhos eheh eu pessoalmente gosto de fazer sorteios quando atinjo certas metas ou no aniversário do blog. não é algo que me traga montes de benefícios porque, muitas das vezes, nem tenho muita gente a partilhar e sou eu própria que compro as ofertas, mas acho que é sempre uma boa forma de mostrarmos que damos valor àqueles que nos acompanham! mas sim, concordo contigo, hoje em dia, muita gente usa os sorteios como forma de divulgação e para "comprar" seguidores e acho isso muito triste

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois, quando acabam os passatempos, os likes desaparecem XD

      Eliminar