Resenhas

A minha opinião sobre os mais variados produtos, de beleza a decoração.

Leia mais

Como Me Visto

O meu estilo pessoal e como me gosto de vestir.

Leia mais

Receitas

Receitas simples e fáceis, que dão certo!

Leia mais

30 de janeiro de 2018

As musas Fit do Instagram

Foto: Pexels

Vivemos na era das musas fit do Instagram. Digo-vos: não existe raça pior que a musa fit. Porquê? 
1. Porque a musa fit é perfeita.
2. Porque a musa fit vos faz sentir um fracasso.
3. Porque vocês, ao contrário da musa fit, falham a dieta várias vezes. 
4. Vocês, ao contrário da musa fit, nem gostam assim muito de ir ao ginásio. 
5. Vocês, ao contrário da musa fit, carecem de foco e de uma força de vontade inabalável, com a qual nem Deus consegue competir!

Mas atenção! Nem todas as musas fit são más, vá... Vamos se calhar dividi-las em duas raças distintas, para não haverem confusões:

- A musa Sem-Noção: a musa Sem-Noção vive exclusivamente das redes sociais. O seu trabalho é publicar fotos de refeições lindas e fit (pelo menos na visão deturpada dela) sempre acompanhadas de um cupão de desconto, em que por trás do seu prato tem sempre um prato com batatas fritas ou hambúrguer, para poder praticar depois o ato de auto-elogio, em que mostra às seguidoras o quão focada ela é, ou fotos depois de um treino, no entanto sem cabelo despenteado nem transpiração, já que a musa é tão perfeita que após um treino intenso continua intacta qual deusa grega.

- A musa Não-Tão-Popular: a musa Não-Tão-Popular é a que normalmente dá conselhos com base científica e que realmente tem um corpo de quem está no mundo do fitness. Atenção: esta musa também tem sempre o seu cupãozinho de desconto à mão, mas normalmente é mais comedida. Carece no entanto da popularidade da musa Sem-Noção, porque as pessoas gostam é de fazer "dieta" mas a puderem continuar a comer besteiras, coisa que a musa Não-Tão-Popular não apoia. A musa Não-Tão-Popular não publica só comida ou treinos: também publica artigos sobre nutrição com um mínimo de fundamentação, mas para os quais ninguém tem pachorra porque emagrecer lento mas com conhecimentos básicos de nutrição? Póxe! 

Vou aqui referir que este meu desabafo não se aplica às musas Não-Tão-Populares. Dessas eu gosto e estimo muito que continuem por esses Instagrams a mostrarem como se fazem bem as coisas e com um mínimo de fundamentação e de conhecimentos de nutrição.

O meu desabafo aplica-se sim, às musas Sem-Noção.

E agora digam-me a verdade: vocês acreditam que aquilo que elas vos mostram no Instagram corresponde à realidade delas?
Eu dou-vos a minha resposta: não! Nem anda lá perto sequer! 

Declaro já aqui: não posso com musas Sem-Noção. Mas não posso mesmo! E sabem porquê? Porque todas elas carecem de honestidade.

Sabem o que mais me entristece? Ver outras mulheres a deixarem comentários nos estilos:
"Quem me dera ter a força de vontade que tens e nunca sair da dieta!"
"Uau, és perfeita! Quem me dera ser assim..."

Vocês acham que estas musas vão mostrar a todo o Instagram quando falham a dieta? Acham que elas vão fazer um stories ou uma publicação a mostrar que comeram aquelas batatas fritas ou aquele gelado? Lógico que não! Elas vendem um ideal. Atentem bem: vendem. Elas não usam o Instagram para vos inspirar: elas usam o Instagram para vos vender um ideal de algo que elas não são. Aquelas barrinhas da marca X ou Y que elas publicitam e que dizem que são excelentes, muitas das vezes são uma bela banhada. Mas é claro que vos vão dizer que a opinião delas é sincera, mas olhem: usem o código ABC para terem desconto, está bem?

Acompanho Instagrams de musas que não têm o mínimo conhecimento de nutrição! Ainda no outro dia vi uma a recomendar uma receita de sopa de trigo! Digam-me: acham que uma pessoa que está a tentar ter um estilo de alimentação mais saudável precisa de uma sopa de trigo para ficar toda inchada? Valha-me Deus, não é?! Também já presenciei musas a recomendarem planos de sumo Detox (se elas tivessem a mínima noção da função do fígado tinham vergonha de recomendar planos de Detox) em que o conjunto total dos sumos num dia perfaz a simbólica quantidade de mais de 200g de açúcar! "Mas é açúcar da fruta", dizem as musas. Açúcar é açúcar! Tivessem o mínimo de noção de como funciona a insulina e não andavam a dizer disparates por aí!

Outra coisa: querem saber quando a vossa musa comeu porcaria ou quando ela não foi ao ginásio mas disse que foi? Vou-vos passar a visão, que se aplica às musas que passam 24h/dia nas redes sociais:
- Se não há foto da refeição no Instagram, é porque comeu porcaria.
- Se não há stories a correr ou a levantar pesos dentro do ginásio, é porque não foi ao ginásio. "Mas ela publicou foto no feed!" Ninguém vos garante que a foto é do dia...

E por aqui me fico...
A sério: se querem fazer dieta, sejam a vossa própria inspiração! Leiam livros, leiam artigos, analisem todas as informações que vos passam. Não acreditem numa tipa que por meia dúzia de euros é capaz de vos dizer que o produto mais nojento do mercado é uma maravilha e super saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário