7 de janeiro de 2019

Desafio 60 Dias Mais Saudável

Desafio 60 Dias Mais Saudável

Quem me acompanha há algum tempo aqui no blogue sabe que em 2016 perdi 14 kg (passei dos 86 kg para os 72 kg) em cerca de 4 meses só com reeducação alimentar (na altura tinha um estilo de vida ativo), entretanto em 2017 voltei a ganhar esse peso todo novamente e a ter um estilo de vida mega sedentário e em 2018 voltei outra vez a perder esse peso, desta vez de forma consciente, sem restrições e com a ajuda de exercício físico. Isto é um resumo, muito resumido, do que se passou.

Neste momento encontro-me novamente com 72 kg mas sinto que a minha perda de peso é muito gradual porque apesar de ser bastante consistente com a minha atividade física, nem sempre faço um esforço para escolher comida mais saudável. Daí querer desafiar-me a mim mesma neste ano de 2019 e ter pensado neste projeto de 60 Dias Mais Saudável.
Irei começar por tentar fazer os 60 dias e após esse periodo, se vir que o desafio correu bem, planeio repeti-lo durante o resto do ano.

Em que consiste o desafio?
Basicamente consiste em 60 dias em que:
  • Todas as refeições principais devem ser acompanhadas por algum vegetal ou salada;
  • Todas as refeições principais devem ter algum tipo de proteína;
  • Controlar as calorias ingeridas/gastas caso isso não gere qualquer tipo de compulsão. Comigo resulta muitíssimo bem já que me permite relacionar variações de peso com o que comi, mas sei que pode ser um gatilho para algumas pessoas.
  • Snacks devem ser o mais naturais possível - optar por uma peça de fruta, queijo, iogurte, etc.
Os 60 dias devem também incluir alguma atividade física. No meu caso planeio fazer 2 dias de cardio e 2 dias de musculação no ginásio, que já é o meu plano habitual.

Alimentos Proibidos e Alimentos Permitidos
Não existem alimentos proibidos ou permitidos neste desafio. Todos os alimentos são bons ou maus dependendo da frequência com que vocês os ingerem. É errado comer McDonald's uma vez na semana? Eu não acho. Agora se isso for um hábito, aí sim já é um problema. Percebem? Façam escolhas inteligentes e ponderadas de cada vez que forem comer.

Fiz uma folha de cálculo para me auxiliar na contagem calórica ao longo do desafio. Partilho convosco essa mesma folha para que se quiserem, também ela vos possa auxiliar. Penso que é bastante intuitiva de ser utilizada e para mim é uma ajuda imprescindível. Permite-me não só controlar a minha atividade física como também aquilo que como e relacionar as duas coisas.

Descarregar Folha do Desafio

Já alguma vez fizeram um desafio deste género? Se quiserem participar no desafio também podem partilhar a vossa experiência comigo no meu Instagram de Fitness.

Desafio 60 Dias Mais Saudável - Pinterest

2 comentários

  1. Ótimo desafio!!
    Um bom plano, consciente e com a motivação certa é um passo muito importante. Tenho a certeza que irás ser bem sucedida! ;)

    Um beijinho e muita força para esta jornada!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade: nada como um plano consciente e a motivação certa :)
      Beijinhos!

      Eliminar