9 de janeiro de 2020

Organizei as roupas com o método KonMari

Organizei as roupas com o método Konmari - Antes e Depois

Eu sei, eu sei... já venho um bocadinho tarde com o assunto Marie Kondo, mas só em Janeiro é que finalmente vi a série Marie Kondo: A Magia da Arrumação na Netflix. Não é que não tivesse tempo mas simplesmente sabia que assim que a visse ia virar a louca das arrumações... o que se comprovou!


Comecei por organizar a secção da casa que eu sabia me ia levar mais tempo: o quarto das roupas. Cá em casa temos um quarto vago que transformamos numa espécie de closet, por assim dizer. Todas as minhas roupas, sapatos e malas estão lá, bem como as roupas e sapatos do João, o meu "namorido". Nesta parte da organização não fiz uma das partes que a Marie Kondo diz para fazer: tirar as roupas todas e colocá-las num monte. Achei que ia ficar muita dessarumação para o meu gosto e ia logo começar a desesperar, por isso organizei gaveta por gaveta.

Organizei as roupas com o método Konmari - Antes e Depois
Esta deve ser a gaveta que ficou melhor. As calças ficam mesmo a parecer pastas arquivadas. Para quem se está a questionar sobre o que está dentro daquele saquinho de organza, são sabonetes para ficar tudo cheiroso. O pedacinho de madeira também é de cheirinho.
As minhas gavetas até estavam arrumadas, mas as do João estavam um bocadinho "por todo o lado". Foram sem dúvidas nas gavetas dele que perdi mais tempo, mas no fim valeu bem a pena. Ensinei-o a fazer todas as dobras que aprendi no programa e ele agora guarda sempre a roupa toda certinha.

Organizei as roupas com o método Konmari - Antes e Depois

Sobre as dobras, li algumas opiniões que eram morosas e que faziam perder um pouco de tempo mas eu discordo. Acho-as bastante simples de fazer e o processo é sempre o mesmo: fazer uma espécie de retângulo com a peça de roupa e dobrar em terços. Na imagem abaixo podem ver algumas das dobras e como a técnica é basicamente sempre a mesma.

Foto: Behance

Além do quarto das roupas, também dei uma organizada na casa-de-banho. Foi das divisões mais rápidas. Basicamente coloquei as coisas todas organizadas dentro de cestos e pronto, feito. Além de ter ficado tudo arrumado, também me vai facilitar bastante a vida na altura das limpezas.

Organizei as roupas com o método Konmari - Antes e Depois

Neste momento falta-me só organizar a cozinha e o escritório. Na cozinha já organizei a gaveta onde guardo os panos e as formas de silicone, mas ainda me faltam mais 2 gavetas e organizar as louças. Mas com calma chego lá!

Organizei as roupas com o método Konmari - Antes e Depois
A organização dos meus panos da louça, aventais e outras "bagunças".
Agora é fazer um esforço para manter tudo impecável e organizado. Pelo menos as roupas, pelo tempo que demorei a arrumá-las, têm de ficar sempre impecáveis até ao fim dos tempos porque haja paciência para ter de voltar a dobrar e organizar tudo!

Beijos e até à próxima publicação!


Sem comentários:

Enviar um comentário