25 de outubro de 2020

Como manter o foco na dieta - 5 dicas de sucesso


Antes de começarem qualquer dieta ou mudança de estilo de vida, devem fazer a seguinte pergunta a vocês próprios: “Estou disposto a alterar as minhas rotinas para que esta minha tentativa de vida mais saudável dê certo?”
Notem bem: fazer dieta não é difícil... mas também não é fácil! Acho que depende muito dos dias: se há dias em que nos sentimos a pessoa mais saudável do mundo porque comemos bem e nos exercitamos, há outros em que não nos apetece fazer absolutamente nada e comer um belo balde de gelado. O segredo está em nos dias maus termos a força para não ceder aos impulsos. Por isso é importante que se mantenham focados e se lembrem sempre do vosso objetivo final.
E é aqui que entra a questão importante: como é que conseguem manter-se sempre focados? Eis então algumas das dicas que vos dou, para que o consigam fazer facilmente, e que muito me ajudaram a mim no meu processo de perda de peso.

Dica 1: Sejam realistas!
De que adianta definirem metas que são impossíveis, do estilo "vou perder 10 kg num mês"? Comecem antes por traçar pequenas metas que estão facilmente ao vosso alcance e que vos vão ajudar a manter as vossas mudanças para um estilo de vida mais saudável.
Por exemplo:
- Perder 1 kg em 30 dias;
- Comer pelo menos um vegetal ao almoço e ao jantar;
- Dormir 8 horas por dia.

Dica 2: Pensem no que realmente vos motiva
Porque é que querem mudar o vosso estilo de vida? Sentem-se pesados? Não se sentem à vontade com o vosso corpo? Querem simplesmente ser mais saudáveis?
Podem existir mil e uma razões para quererem mudar. Façam uma lista dessas razões e sempre que sentirem o vosso foco diminuir, leiam-na para que se lembrem das vossas motivações.

Dica 3: Não comprem coisas que poderão ser uma tentação
Sabem aquelas bolachas cheias de açúcar a que nunca conseguem resistir? Ou aquele gelado de chocolate que nunca conseguem parar de comer? Não comprem.
Quando têm este tipo de alimentos menos saudáveis em casa, vão estar expostos constantemente a esta tentação e inevitavelmente vão acabar por não conseguir resistir.
Por quê sofrer se podem simplesmente não os colocar dentro da vossa casa? Lembrem-se do ditado popular: "longe da vista, longe do coração".

Dica 4: Não sejam a pessoa do "tudo ou nada"
Imaginem o seguinte cenário: foram tomar o pequeno-almoço à pastelaria com uns amigos e acabaram por pedir um bolo com creme e um chocolate quente.
Posto isto, pensam logo que já estragaram a dieta toda. Então segue-se pizza ao almoço, mais bolo no lanche da tarde e à noite um sushi. E agora sim, está mesmo o caldo entornado.
Não pensem assim! Se uma das vossas refeições foi menos saudável, não significa que tenham estragado a dieta toda. Afinal de contas, nenhum de nós engorda porque de vez em quando come um brigadeiro, certo?
Aproveitem as restantes refeições do dia para voltarem à vossa dieta e esqueçam que aquela refeição menos saudável existiu.

Dica 5: Não desistam facilmente
Ficaram cansados da dieta porque a semana vos correu menos bem e querem desistir?
Pensem em todas as coisas boas que já conquistaram com o vosso esforço até então.
Por exemplo, antigamente ficavan muito cansado a subir uma escadaria mas agora já o conseguen fazer tranquilamente, ou então antigamente só conseguian correr 5 minutos mas agora conseguen 10.
Tudo isso são motivos para que não desistam!


Espero que estas dicas vos sejam úteis e ajudem a manter o foco. Lembrem-se que só depende de vocês tornarem-se pessoas mais saudáveis. O foco e a força de vontade são chave para o sucesso!
Beijinhos e até ao próximo post!

Sem comentários:

Publicar um comentário